quinta-feira, 1 de outubro de 2009


O historiador Robert Langdon terá que salvar o Vaticano em sua nova aventura
"Caça ao tesouro na cidade eterna"
Até mesmo uma pista de corrida em Hollywood leva a Roma. Ou pode se tornar parte dela. Proibidos de filmar nas igrejas romanas, a equipe de produçao de "Anjos e Demonios", próximo filme de Ron Howard, recriou locais históricos como a igreja de Santa Maria Della Vittoria, a Capela Sistina e a Capela Sigi do outro lado do Atlantico.
Diretor indicado ao Oscar por Frost/Nixon, Howard reuniu uma equipe de peso na tentativa de emplacar um grande sucesso. Além de contar com Tom Hanks e Ewan MacGregor no elenco, o roteiro traz David Koepp (Blockbusters Homem Aranha e Missao: Impossível) e Akiva Goldsman
(Uma Mente Brilhante e Cinderella Man).
Baseado na obra de Dan Brown Anjos e Demonios, o filme homonimo chega ás telas agora no mes de maio e pretende ser um sucesso de bilheteria como seu predecessor. O Código da Vinci, primeiro best seller de Brown, vendeu aproximadamente quarenta milhoes de cópias e gerou enorme polemica por afirmar, entre outras coisas, que Jesus Cristo teria se casado com a ex-prostituta biblica Maria Madalena.
Desde entao, as relaçoes de Brown com a igreja ficaram abaladas. O filme nao saiu ileso. Apesar da orientaçao da igreja de que o filme nao deveria ser vistos pelos fiéis, a adaptaçao chegou aos cinemas e, após uma bilheteria norte-americana
abaixo do esperado- US$ 224 milhoes segundo a Columbia Pictures- , o filme arrecadou US$ 758 milhoes ao redor do mundo, tornando um grande sucesso.
Anjos e Demonios pretende seguir na mesma esteira de seu predecessor. Se, no primeiro episódio, o professor de Harvard especializado em simbologia religiosa Robert Langdon tra á tona teorias que ameaçam os dogmas católicos e deve correr para evitar que a Opus Dei concretize seus ideais, agora ele estará ao lado da igreja, correndo contra o tempo para deter os Illuminati de destruírem as belezas da cidade do Vaticano.
Chamdo ao CERN, um centro de pesquisas científicas em Genebra, para decifrar o significado de um ambigrama marcado num cientista assassinado , Langdon terá que utilizar todos os seus conhecimentos para juntar as peças do quebra-cabeça: irmandades secretas, tecnologias destrutivas e atentados terroristas.
Juntamente com a cientista Vittoria Vetra , filha do homem assassinado , Langdon irá percorrer lugares históricos em busca de pistas que levem até o seio da irmandade Illuminati , supostamente extinta , numa verdadeira caça ao tesouro contra o relógio para recuperar a tecnologia roubada da antimatéria e evitar que a Cidade Eterna vá pelos ares.
A pelicula teve que ser parcialmente em Roma e finalizada em Los Angeles. Locais importantes para a trama tiveram que ser reconstruídos e trabalhados pela equipe de efeitos especiais.
Além de tudo o trabalho de recriar as obras de arte e os locais históricos, a equipe ainda teve que recriar o Large Hadron Collider e os laboratórios high tech do CERN,onde foi desenvolvida a antimatéria.
Segundo a produçao , a reconstruçao foi necessária devido a impossibilidades físicas dos locais de comportarem equipes de filmagens e os equipamentos necessários. A igreja , entretanto , declara nao ter autorizado a captaçao das imagens.
Em entrevista ao jornal The New York Times, em 24 de junho de 2008 , o reverendo Marco Fibbi , porta-voz da Diocese Romana , afirmou que a igreja costuma autorizar produçoes compatíveis com os ideais da religiao católica. Mas , como possui alguns problemas como os livro do autor de O Código da Vinci, nao pretende autorizar captaçoes de imagens que possam prejudicar a imagem da igreja.
Embarcando nesse possível sucesso mundial , o governo italiano vislumbra a possibilidade de reverter o quadro de queda do turismo norte-americano ao país. Segundo a declaraçao de Patrizia Prestipino , Chefe da secretária de Turismo, ao jornal The New York Times, o filme pode ajudar a revitalizar o interesse dos americanos pela cidade de Roma, pois faz propaganda gratuita de lugares importantes como a Piazza Del Popolo, PiazzaNavona e o Panteao, entre outros.
Idependente do momento turistico-literario, essa nova franquia que Ron Howard e Tom Hanks abrem com Robert Langdon é muito interessante. É claro que terao que criar novas situaçoes para o personagem dos livros de Dan Brown, principalmente sabendo que Langdon apareceu primeiro em Anjos e Demonios para, depois, entrar na corrida pelo Código da Vinci. Seria até possível colocar Langdon nos outros livros Fortaleza Digital e Ponto de Impacto,mas, certamente, para quem já leu essas obras, seria forçar a barra. Mas, em se tratando da indústria de cinema americana, tudo é possível !

Nenhum comentário: